EDITORIAL 2

*Paulo César Miguel Martins

Diretor de Escola

Biólogo, pedagogo e mestre em Educação pela Unicamp (gestão educacional e políticas públicas)

Carlos Drummond de Andrade, foi singularmente feliz em “O Tempo”, quando buscou expressar o seu significado, a sua importância: “Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial”.

Continuou o poeta mineiro… “Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos”.

“Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante tudo vai ser diferente”, prosseguiu aquele que é um dos maiores autores da literatura brasileira.

Obrigado Drummond por servir de inspiração das palavras que abre um novo tempo de um instrumento indispensável no dia a dia dos que formam a comunidade sennense – o site da escola.

E é sobre a genialidade desse indivíduo que temos muito a dizer, pois cada um de nós tem dentro de si parte dele. Por ser assim, sem dúvida, todos nós passamos a valorizar ainda mais o significado do tempo, em tempo de dor e sofrimento coletivo, para muitos, de luto, em tempo de incertezas, mas, também, em tempo de superação.

A retomada das atividades escolares com maior intensidade significa essa última condição, a celebração da vida. Entretanto, o mais importante é avaliarmos tudo o que nos foi proporcionado nesse tempo de aprendizado, muitas vezes, compulsoriamente, como única saída.

Expressamos aqui, nosso desejo de conquistas plenas, a todos, considerando ainda tal reinício, assim como um ano novo.

E, emprestando as sábias palavras de Drummond, encerramos esse texto.

“Para você, desejo o sonho realizado, o amor esperado, a esperança renovada. Para você, desejo todas as cores desta vida, todas as alegrias que puder sorrir,
todas as músicas que puder emocionar. Para você, neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família seja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida”.

“Gostaria de lhe desejar tantas coisas… Mas nada seria suficiente… Então desejo apenas que você tenha muitos desejos, desejos grandes. E que eles possam mover você a cada minuto ao rumo da sua felicidade”.

Abraços.

Paulo