MMR – MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS

Em 2017, a Secretaria da Educação implantou o programa Gestão em Foco em 1.082 escolas estaduais, de 13 diretorias de ensino da cidade de São Paulo. O programa utiliza o Método de Melhoria de Resultados para que as escolas conquistem avanços educacionais, pedagógicos e de gestão.

O objetivo do Gestão em Foco, à época, era melhorar o aprendizado de um milhão de estudantes do Ensino Fundamental e Médio com a formulação de planos de trabalho personalizados e monitorados pela própria comunidade escolar. O método é utilizado desde o planejamento estratégico para o ano letivo e passa por etapas como identificar os desafios, planejar formas de superá-los e implantar as soluções elaboradas.

Em conjunto com a associação Parceiros da Educação, que conta com empresas, empresários e organizações da sociedade civil para auxiliar a Secretaria em projetos educacionais, uma experiência-piloto foi realizada em 2016, em 77 escolas da região leste de São Paulo. Durante o período, a média dos alunos do Ensino Médio no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) registrou crescimento de 15% se comparado à edição de 2015.

A Escola Estadual Professora Maria de Carvalho Senne participa das ações do MMR desde 2017. Atualmente, todas as escolas públicas estaduais praticam o MMR.

O Método de Melhoria de Resultados (MMR) faz parte do Programa estratégico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP), cujo objetivo visa à melhoria contínua da qualidade do aprendizado por meio da implementação de um método de gestão nas Diretorias de Ensino e Unidades Escolares. É definido como uma metodologia de gestão com vistas a potencializar o planejamento, o desenvolvimento, o monitoramento e a avaliação de ações educacionais, a partir de um plano com ações interventivas, na busca contínua da melhoria da aprendizagem dos estudantes.